Dicas - Dúvidas Frequentes
Respostas às dúvidas mais freqüentes referente aos cuidados para a saúde bucal de toda família:
- Posso dar mamadeira noturna para meu bebê?
Resposta: Evitar o uso de açúcar no leite e a mamadeira noturna, constituem medidas preventivas para que a criança não tenha cárie de mamadeira, que destrói quase todos os dentes em pequeno espaço de tempo. A criança nessa fase é ainda muito pequena, sendo preferível prevenir do que ter de submete-la a tratamentos odontológicos severos. É necessário fazer escovação após todas as mamadas, principalmente à noite, para que o alimento não fique fermentando a noite toda.
- Quando fazer a primeira visita ao dentista?
Resposta: A idade ideal para a primeira visita ao dentista é com aproximadamente 3 anos de idade, quando poderá ser feita a primeira aplicação de flúor gel e começará a se familiarizar com o consultório dentário.
- Chupeta, pode ou não?
Resposta: Quanto ao uso de chupeta, se precisar usa-la, deve ser ortodôntica e usada no máximo até 3 anos de idade, quando a criança se encontra ainda em fase oral. Se a criança chupar o dedo, a situação é mais delicada, pois, além da deformação das arcadas, pode ocasionar má posição de língua, provocando problemas na fala e dificuldade para engolir. Se esse hábito persistir é conveniente procurar a ajuda psicológica, pois, normalmente, está relacionado à insegurança emocional. Às vezes, torna-se necessário associar esse tratamento à um acompanhamento fonoaudiólogo.
- Como prevenir? Dentes saudáveis sempre!
Resposta: Dê preferência a carnes, queijo, leite, cereais, frutas e verduras. Evite alimentos que aumentam o risco de cárie (cariogênicos), carboidratos conhecidos como açúcares. Exemplos: refrigerantes, chicletes, balas, melado, pudins, mel, sorvetes, chocolates e outros. Se comer algum desses alimentos, procure escovar os dentes logo em seguida. Evite dar comida para a criança na mesma colher que você ou outra pessoa esteja usando, evite beija-la na boca pois estes procedimentos podem ser formas de contágio da cárie e outras doenças. A cárie é uma doença infecto-contagiosa e portanto transmissível. Escove os dentes da criança desde o aparecimento do primeiro dente na arcada e após cada refeição. Faça opção por escovas de cerdas macias, para não machucar a gengiva, e cabeça pequena para chegar em todos os lados dos dentes. Troque as escovas no máximo de dois em dois meses, quando as cerdas já estão desgastadas. Use sempre creme dental com flúor e menos abrasivos (com poucos grânulos), para não desgastar o esmalte dos dentes. Visite seu dentista periodicamente (de seis meses à um ano), ele irá determinar o espaço de tempo necessário entre as consultas de revisão. Só o dentista é capaz de detectar lesões nos dentes e gengiva e avaliar as condições de sua saúde bucal. É importante nessa ocasição fazer limpeza dos dentes e aplicação de flúor gel.
- Meu filho caiu e bateu a boca, o que fazer?
Resposta:
Em caso de fratura (dente quebrado) dental:
a) Procure o fragmento fraturado;
b) Coloque dentro de um recipiente com água limpa;
c) Procure seu dentista com o fragmento. O pedaço do dente provavelmente será colado no local.
Quando ocorre mobilidade ou desalinhamento dental:
a) Pegue uma gaze limpa e tente alinhar suavemente o dente com os demais;
b) Nunca tente pressionar forçadamente o dente;
c) Procure seu dentista imediatamente pois o tempo é fundamental para salvar o dente.
Quando o dente sai inteiro da boca:
a) Procure o dente;
b) Lave em água corrente, nunca remova a carne que está em torno do dente;
c) Coloque o dente da criança num recipiente contendo leite;
d) Procure seu dentista imediatamente, pois o tempo é fundamental para preservação do dente.