Menu
Home
O Surgimento
Programas
Dicas
Dicas - Dúvidas FrequentesDicas - Escovar os DentesDicas - Lancheira
Eventos
Localização
Livros
Notícias
Mural
Fale Conosco
Natal do Instituto 2017
Como é bom ser criança

Experimente outra vez

Quando as coisas dão erradas, não pense que os seus esforços tenham sido em vão, talvez tudo isso seja para melhor. Por isso sorria...e experimente outra vez!

Pode ser que seu aparente fracasso, venha à porta da magia. e Deus o conduzirá para uma nova felicidade que antes jamais conheceu.

Você pode estar enfraquecido pela luta, mas não se considere vencido.

Isto não quer dizer derrotado e não vale a pena gastar seu precioso tempo em lágrimas e lamentos .

Levante-se e enfrente a vida outra vez, e se você guardar em mente o alto objetivo de suas aspirações, os seus sonhos se realizarão.

Tire proveito dos seus erros e colha experiência de suas obras!!!

 

Jeison  Riso

 

Agenda
«« MARÇO 2024 »»
D S T Q Q S S
     12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31
Parceiros

Instituto Jeison apoia a ação de conteúdo e informação do www.tvclubinho.com.br, site de conteúdo de vídeo para crianças e adolescentes

Dicas - Dúvidas Frequentes

Respostas às dúvidas mais freqüentes referente aos cuidados para a saúde bucal de toda família:

- Posso dar mamadeira noturna para meu bebê?
Resposta: Evitar o uso de açúcar no leite e a mamadeira noturna, constituem medidas preventivas para que a criança não tenha cárie de mamadeira, que destrói quase todos os dentes em pequeno espaço de tempo. A criança nessa fase é ainda muito pequena, sendo preferível prevenir do que ter de submete-la a tratamentos odontológicos severos. É necessário fazer escovação após todas as mamadas, principalmente à noite, para que o alimento não fique fermentando a noite toda.

- Quando fazer a primeira visita ao dentista?
Resposta: A idade ideal para a primeira visita ao dentista é com aproximadamente 3 anos de idade, quando poderá ser feita a primeira aplicação de flúor gel e começará a se familiarizar com o consultório dentário.

- Chupeta, pode ou não?
Resposta: Quanto ao uso de chupeta, se precisar usa-la, deve ser ortodôntica e usada no máximo até 3 anos de idade, quando a criança se encontra ainda em fase oral. Se a criança chupar o dedo, a situação é mais delicada, pois, além da deformação das arcadas, pode ocasionar má posição de língua, provocando problemas na fala e dificuldade para engolir. Se esse hábito persistir é conveniente procurar a ajuda psicológica, pois, normalmente, está relacionado à insegurança emocional. Às vezes, torna-se necessário associar esse tratamento à um acompanhamento fonoaudiólogo.

- Como prevenir? Dentes saudáveis sempre!
Resposta: Dê preferência a carnes, queijo, leite, cereais, frutas e verduras. Evite alimentos que aumentam o risco de cárie (cariogênicos), carboidratos conhecidos como açúcares. Exemplos: refrigerantes, chicletes, balas, melado, pudins, mel, sorvetes, chocolates e outros. Se comer algum desses alimentos, procure escovar os dentes logo em seguida. Evite dar comida para a criança na mesma colher que você ou outra pessoa esteja usando, evite beija-la na boca pois estes procedimentos podem ser formas de contágio da cárie e outras doenças. A cárie é uma doença infecto-contagiosa e portanto transmissível. Escove os dentes da criança desde o aparecimento do primeiro dente na arcada e após cada refeição. Faça opção por escovas de cerdas macias, para não machucar a gengiva, e cabeça pequena para chegar em todos os lados dos dentes. Troque as escovas no máximo de dois em dois meses, quando as cerdas já estão desgastadas. Use sempre creme dental com flúor e menos abrasivos (com poucos grânulos), para não desgastar o esmalte dos dentes. Visite seu dentista periodicamente (de seis meses à um ano), ele irá determinar o espaço de tempo necessário entre as consultas de revisão. Só o dentista é capaz de detectar lesões nos dentes e gengiva e avaliar as condições de sua saúde bucal. É importante nessa ocasição fazer limpeza dos dentes e aplicação de flúor gel.

- Meu filho caiu e bateu a boca, o que fazer?
Resposta:
Em caso de fratura (dente quebrado) dental:
a) Procure o fragmento fraturado;
b) Coloque dentro de um recipiente com água limpa;
c) Procure seu dentista com o fragmento. O pedaço do dente provavelmente será colado no local.

Quando ocorre mobilidade ou desalinhamento dental:
a) Pegue uma gaze limpa e tente alinhar suavemente o dente com os demais;
b) Nunca tente pressionar forçadamente o dente;
c) Procure seu dentista imediatamente pois o tempo é fundamental para salvar o dente.

Quando o dente sai inteiro da boca:
a) Procure o dente;
b) Lave em água corrente, nunca remova a carne que está em torno do dente;
c) Coloque o dente da criança num recipiente contendo leite;
d) Procure seu dentista imediatamente, pois o tempo é fundamental para preservação do dente.

Busca
Notícias
Dicas - Escovar os Dentes

Como escovar os dentes corretamente?

  • Proceda à escovação dentária sempre após as refeições;
  • Utilize escova de cerdas macias e de cabeça compacta;
  • Utilize uma pequena quantidade, mais ou menos 1 cm, de pasta dental contendo flúor;
  • Coloque a escova junto a união da gengiva com os dentes de maneira que as cerdas formem um ângulo de 45° em relação aos dentes. Movimente (gire) a escova em direção à superfície mastigatória dos dentes;
  • Escove todas as superfícies dos dentes, a superfície interna (lingual) a externa (vestibular) e superfície mastigatória (oclusal);
  • Lembre-se que uma escovação correta demora aproximadamente 3 minutos.
Rua Teodósio de Matos, 33 - Jd. Novo Santo Amaro - Tels.: +55 (11) 5891-3903, +55 (11) 5897-9629
HOME |  CONTATO |  DESENVOLVEDOR

© Copyright 2008 Instituto Jeison - Todos os direitos reservados